• Geral

Faculdade, Centro Universitário ou Universidade? Qual escolher?

Chegou a hora de decidir onde estudar, mas e agora, quais são as diferenças entre: Universidade, Centro Universitário e Faculdade?

Muitas pessoas ainda não sabem e/ou não se atentam na hora de escolher a Instituição de Ensino, por isso, se vc ainda tem alguma dúvida sobre este assunto que faz toda a diferença sobre o curso que vc escolheu, estamos aqui para ajudar a esclarecer 😊

Primeiramente, essas diferenças constam e está definido pelo decreto nº 5.773, de 2006, ou seja, é lei!

Então, vamos lá!

Universidade:

Obrigatoriamente devem proporcionar atividades de ensino, pesquisas de extensão constituindo eles de serviços ou atendimentos para a sociedade em várias áreas do conhecimento. As universidades possuem total independência podendo criar cursos sem requerer autorização ao Ministério da Educação (MEC).

As universidades federais são designadas exclusivamente por lei, de acordo com concordância do Congresso Nacional. As universidades particulares têm o seu aparecimento na maioria das ocorrências a partir de outras instituições assim como centros universitários.

Confira abaixo os requisitos mínimos existentes em uma Universidade:

– Pelo menos um terço do corpo docente deve possuir o título de mestrado ou doutorado, assim sendo, quanto maior a titulação que os professores possuírem, mais tempo de experiência e pesquisa eles terão para a transmissão do conhecimento aos acadêmicos.

– Um terço dos docentes deve ter contrato em regimento de tempo integral, pois estes profissionais habitualmente oferecem maior dedicação à instituição. Quando um professor é contratado para ministrar escassas aulas, geralmente, possuem menos tempo para acolher os acadêmicos para o desenvolvimento de pesquisas de extensão e projetos.

– Desenvolver ao menos quatro programas de pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado – de boa categoria, sendo que um deles deve ser doutorado.

Centro Universitário:

Assim como as universidades possuem cursos em múltiplos campos do conhecimento e independência para criar cursos de nível superior.

Comumente, eles são menores do que as universidades e possuem como menor exigência programas de pós-graduação.

Porém, existem algumas regras que os centros universitários devem cumprir, sendo elas:

– Possuir, no mínimo, um terço do corpo docente com doutorado ou mestrado

– Possuir. No mínimo, um quinto dos professores contratados em regime integral – sendo este percentual menor do que o exigido às universidades –

Faculdade:

São instituições de ensino superior que exercem um número menor de áreas do conhecimento em seus cursos. Comumente são especializadas e apresentam exclusivamente cursos, por exemplo, da área de saúde, economia e administração.

Outra diferença presente entre universidade e centros universitários:

Quando uma faculdade pretende lançar um curso, ela deve solicitar uma autorização do MEC, sendo assim, ela não possui a independência total na criação de programas de ensino. Porém, as faculdades devem cumprir apenas uma exigência.

– Os docentes da instituição devem possuir, no mínimo, pós-graduação lato sensu, que são especializações inferiores comparadas aos mestrados e doutorados.

Agora, você já sabe as diferenças e também porque a Unipar tem um grande diferencial 😉

(Complemento das informações – Fonte: Portal Educação)