• Home
  • /
  • Geral
  • /
  • Engenharia Civil: 4 características que você precisa saber

Engenharia Civil: 4 características que você precisa saber

Vários jovens optam pela Engenharia porque gostam de matemática ou física. De fato, esta tem sido uma das argumentações mais frequentes dos vestibulandos de Engenharia, mas ela não reflete o que é o curso na realidade. É importante lembrar que há várias modalidades de Engenharia (Civil, Elétrica, Computação, Mecânica, De Minas, Metalúrgica, Química, Do Petróleo, Ambiental…) e cada uma tem suas particularidades. Abaixo, você pode conferir algumas características sobre o curso de Engenharia Civil que irão te ajudar a fazer a decisão certa:

1. O Engenheiro Civil calcula, constrói, opera e mantém edificações e infraestruturas, como rodovias, pontes, ferrovias, hidrovias, barragens, portos, aeroportos, residências e edifícios, entre outros. Supervisiona o desenvolvimento da obra, elaborando orçamentos e fazendo o controle de qualidade. Projeta e especifica redes de instalação elétrica, hidráulica e de saneamento com base em estudos sobre a qualidade do solo, da iluminação e ventilação do local da construção. Gerencia equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção para manter prazos, padrões de qualidade e segurança. Efetua vistorias, perícias e avaliações emitindo laudos e pareceres técnicos.

2. Você que já tem afinidade com a matemática e a física, vai desenvolver também o raciocínio lógico e a capacidade de encontrar soluções inovadoras para diversos problemas, além de habilidades de gestão e espírito empreendedor.

3. A formação em Engenharia Civil mantém boa empregabilidade historicamente. Em especial, a construção civil é um dos índices que indicam se o país está em momento de recessão ou crescimento econômico. O Brasil passou por uma forte recessão no final do século XX, o que diminuiu fortemente a oferta de vagas neste setor. Hoje a situação é de crescimento, com boa procura por profissionais bem qualificados na carreira.

O enorme déficit habitacional e de infraestrutura fazem da construção civil a maior indústria do país. Nesse mercado, a importância do engenheiro e a demanda por profissionais competentes cresce a cada dia.

4. O curso de Engenharia Civil da Unipar tem uma matriz diferenciada pela inclusão de atividades que estimulam o desenvolvimento intelectual e criativo, formando um profissional mais capacitado e com profundo conhecimento técnico. 

engenharia civil

 

  • Matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com os avanços científicos e tecnológicos;
  • Professores mestres e doutores com grande experiência no mercado de construção civil;
  • Estrutura completa que inclui laboratórios específicos e escritório modelo para atender à comunidade;
  • Estágios e projetos de monitoria, ensino, pesquisa e extensão ao longo de todo o curso.

profissões

Fontes: Guia do Estudante / Guia de Profissões

 

Deixe aqui seu comentário: