• Home
  • /
  • Geral
  • /
  • Pedagogia: 5 coisas sobre a profissão que você precisa saber

Pedagogia: 5 coisas sobre a profissão que você precisa saber

PEDAGOGIA

Compreender, cuidar e educar deve estar entre as habilidades do profissional da Pedagogia, mas não é só isso. Abaixo, separamos 5 coisas que você precisa saber sobre Pedagogia:

1. Pedagogia é a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores.

2. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.

3. O mercado de trabalho para a Pedagogia está ampliando cada vez mais no Brasil. Além dos empregos tradicionais, dando aulas, dirigindo escolas e no governo, outras boas oportunidades de trabalho estão surgindo: o profissional de pedagogia pode também trabalhar em empresas de RH, em editoras, em ONGs e até mesmo em hospitais. Em grande parte dos hospitais, principalmente entre os maiores e nos que realizam o trabalho com crianças, temos a instalação de bibliotecas e brinquedotecas.

4. Nas brinquedotecas, essenciais para o entretenimento de crianças que estão fazendo tratamentos de longo prazo, o profissional de pedagogia pode atuar desenvolvendo atividades para os meninos e meninas e também auxiliando na compra de brinquedos pedagógicos.

5. Confira alguns dos diferenciais do curso de Pedagogia da Unipar

  • Formação multi-habilitacional: docente e gestor de ambientes educativos escolares e não-escolares, de acordo com a Resolução n.º 1, de 15 de maio de 2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia;
  • Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional;
  • Diversos eventos e cursos com profissionais reconhecidos pelo mercado;
  • Estrutura completa que inclui uma brinquedoteca como espaço lúdico-científico para ações extensivas e comunitárias, através de estágio curricular.

– CLIQUE AQUI e conheça mais sobre o curso de Pedagogia

profissões

Fonte: Guia de Carreira

Deixe aqui seu comentário: