• Geral

Enfermagem: descubra se é o curso ideal para você

ENFERMAGEM

Você é paciente, dedicado e gosta de cuidar das pessoas. Está entre as ciências humanas e as ciências biológicas. Talvez, Enfermagem seja uma boa opção para você. Confira algumas características do curso que irão te ajudar na decisão:

– Sobre o que é Enfermagem

Enfermagem é a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros).

É responsável desde a higiene e a alimentação, até a administração de remédios e a prescrição de curativos. A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade.

– Perfil do profissional

É muito importante que o profissional de Enfermagem saiba trabalhar em equipe, com diversos tipos de profissionais. Também é extremamente importante que o enfermeiro tenha paciência e delicadeza para lidar com pessoas em um momento de extrema fragilidade.

– Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional de Enfermagem é bastante aquecido. No programa do governo federal, cada equipe conta com, no mínimo, um enfermeiro. Em hospitais, em geral, o profissional é contratado como assistente, para depois ocupar o cargo de enfermeiro. Dentre as especializações mais aquecidas estão enfermagem neonatal, cardiologia, nefrologia, emergência e UTI de adultos. Grandes empresas contratam o profissional para atuar na área de saúde do trabalhador e em ambulatórios. Sul e Sudeste concentram os maiores empregadores. Norte e Nordeste são carentes de enfermeiros obstetras.

– O curso de Enfermagem na Unipar

Na Unipar, o curso de Enfermagem prioriza a formação profissional comprometida, responsável e ética. No decorrer de todas as séries do curso você terá aulas teóricas, práticas, vivência comunitária, práticas e estágios curriculares nas áreas: hospitalar, urgência e emergência, saúde coletiva, gestão e ensino. Além dos estágios não curriculares, remunerados, em instituições conveniadas com a universidade, nas diferentes áreas da Enfermagem. Nesse momento os alunos vivenciam as mais diversas atuações do Enfermeiro Generalista, desenvolvendo atividades de prevenção, promoção, assistência, educação, gestão e pesquisa.

– CLIQUE AQUI e confira os principais diferenciais do curso de Enfermagem da Unipar

profissões

Fonte: Guia do Estudante / Blog do Enem