• Dicas

Você Sabia? Alunos que refletem sobre o que viram nas aulas aprendem melhor

refexao

Uma equipe de pesquisadores das Universidades de Harvard, Carolina do Norte e HEC Paris descobriram um novo fato sobre o aprendizado. Segundo os resultados da pesquisa “Aprendendo por meio do pensamento: como a reflexão melhora a performance”, os alunos que refletem sobre o que aprenderam nas aulas aprendem melhor.

aprendizado

Para chegar a essa conclusão, 202 pessoas fizeram alguns testes de matemática sob pressão e, depois, divididas em dois grupos, sendo que um deles ganhou 5 minutos para escrever sobre a técnica que usou ou que usaria no futuro para obterem maior eficácia nos resultados. O resultado foi que este grupo apresentou uma melhora de 18% quando tentou fazer de novo os testes.

Além da eficácia da reflexão no aprendizado, também ficou provado que dividir os conhecimentos adquiridos é uma ótima forma de fixar o conteúdo. Pessoas que tentam ensinar aquilo que aprendem obtêm melhorias no aprendizado tão boas quanto aquelas que refletem sobre uma aula.

aprendizado

Por fim, os cientistas concluíram que a melhor forma de aprender não é estudar por horas, mas sim se preocupar com o que foi visto e treinar o nosso cérebro para o hábito na reflexão.

FONTE: Universia Brasil

Está aí mais uma dica para quem está entrando na universidade ou quem já está em uma :)