• Dicas

5 dicas para fazer uma boa redação

redação

Saber escrever uma boa redação é fundamental para ingressar em qualquer instituição de ensino superior. Separamos 5 dicas para te ajudar a se preparar e fazer uma boa redação no vestibular. Confira:

Mantenha-se informado:

Esteja por dentro das questões atuais. Sites, jornais e revistas são boas opções para se manter informado.

Treine toda semana:

Praticar é uma excelente forma de desenvolver e aumentar o seu potencial de argumentação. É muito importante ainda se submeter a avaliação de um professor.

Encontre o tema e seja fiel a ele:

Leia o enunciado e os textos de apoio com atenção. Faça uma lista das ideias principais do assunto geral e dos textos complementares (use uma ou duas palavras para sintetizar essas ideias). Se houver imagens, transforme o conceito central em palavras.

Seja claro e objetivo:

Pense sobre o que tem a dizer sobre aquela discussão. Escolha os argumentos que serão utilizados e desenvolva-os de forma objetiva. Vale a pena analisar se a introdução apresenta o tema pedido na prova, se os argumentos sustentam a tese escolhida, se as propostas de intervenção social são convincentes e se a conclusão tem conexão com o começo do texto. Ler o último parágrafo escrito antes de ir para o próximo ajuda muito.

Revise o texto:

Substitua palavras repetidas por sinônimos e preste atenção se não cometeu deslizes na pontuação. Evite gírias e temas coloquiais.

Siga as dicas para fazer uma boa redação e boa sorte ;)