• Geral

Engenharia Mecânica: 4 características que você precisa conhecer

Engenharia Mecânica

O caminho mais adequado para saber se você está escolhendo o curso certo é buscar o maior número de informações sobre tudo o que está envolvido na escolha de uma carreira: conhecer a si mesmo de forma mais profunda, explorar a realidade do trabalho em nossa sociedade e pesquisar bem as várias profissões que possam se aproximar de seu projeto de vida.

Nesse post, você pode conferir as principais características do curso de Engenharia Mecânica que irão te ajudar a tomar a decisão certa. Confira:

1. Engenharia Mecânica é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos

O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.

2. Perfil do profissional de Engenharia Mecânica

As funções do engenheiro mecânico abrangem um vasto campo de atividades científicas, tecnológicas e humanas. Daí decorre o perfil do profissional de Engenharia, sua capacidade de análise e estudo para propor soluções viáveis, competitivas dos pontos de vista técnico e econômico. Capaz de absorver novas tecnologias e visualizar, com criatividade, novas aplicações para a Engenharia. O Engenheiro Mecânico abrange atividades de planejamento, empreendimentos, viabilidade econômica, gestão de sistemas de pessoas, pesquisa, desenvolvimento, aplicações, fabricação, montagem de sistemas mecânicos, seus componentes e com conhecimentos bastante consolidados em: máquinas operatrizes e ferramentais; máquinas agrícolas e de transporte; sistemas de controle hidráulico, pneumático e mecânico; sistemas térmicos em geral; mecânica em geral; ciência e resistência de materiais; dinâmica de fluidos e de estruturas.

3. O mercado de trabalho para a Engenharia Mecânica está aquecido

O Engenheiro Mecânico atua em indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos, entre outras); em indústrias de produtos ao consumidor (alimentos, eletrodomésticos, brinquedos, fármacos, cosméticos, entre outras); na produção de veículos; no setor de instalações (geração de energia, refrigeração e climatização); em indústrias que produzem máquinas e equipamentos; em empresas prestadoras de serviços. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria. Os profissionais desta área podem ainda trabalhar como pesquisadores em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica ou como docentes, após realizar cursos de pós-graduação.

4. Diferenciais do curso de Engenharia Mecânica que a Unipar oferece

• Professores pós-graduados mestres e doutores, com vasta experiência no mercado de trabalho;
  • Estrutura privilegiada com ambientes especiais para atividades práticas;
  • Uma das melhores Universidades do Brasil;
  • Reconhecida competência na área de Engenharias.

profissões

Fonte: Guia do Estudante / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia