• Dicas

Como faço para me autoconhecer e escolher a carreira certa?

AUTOCONHECER

Muitas vezes temos dificuldade em diferenciar quem somos daquilo que eu gostaríamos de ser. Então vai algumas dicas para conseguir um autoconhecimento e apresentar um perfil mais concreto.

Comece resgatando sua história pessoal: fatos marcantes que você considera terem repercutido na sua forma de ser, momentos e forma como se portou diante de escolhas importantes, interesses escolares e como eles se desenvolveram, temas pelos quais se interessava e interessa.

Considere também suas características de personalidade: como costuma reagir a diferentes situações, como estabelece e o que valoriza nas amizades e relações pessoais, elementos com os quais se preocupa e habilidades desenvolvidas até o momento.

Ao longo da vida as pessoas se envolvem com determinadas áreas de conhecimento, exercitam e se motivam quanto a determinadas habilidades. Você também deve pensar nas habilidades e jeitos de ser que vai precisar ou gostaria de construir em si.

É importante saber que o ser humano nunca está completamente pronto: as pessoas vão se construindo a partir das experiências e dos significados que elas compartilham com os outros. Por exemplo, ao frequentar o curso escolhido para a graduação você vai perceber que ele não só possibilita o acesso aos conhecimentos da área, mas que também contribui no desenvolvimento de atitudes e habilidades necessárias para a execução do trabalho, e também uma forma de compreender o mundo.

Quanto ao autoconhecimento, é interessante você pensar na sua história. Pense em como você construiu seu modo de ser até agora. Mas lembre-se que isso deve te ajudar a pensar quem você pretende de ser no futuro.

Como as pessoas se constroem por meio das relações sociais, conversar sobre você (valores, estilos, características) com familiares, amigos e outras pessoas que você considere importantes pode contribuir muito para o autoconhecimento. Sempre serão opiniões pessoais, com as quais você poderá concordar mais ou menos, mas servirão de referência para sua auto avaliação.

Depois de refletir, dê uma olhada nos cursos da Unipar. Você vai se inspirar ;)

FONTE: Guia do Estudante