• Dicas

Bacharelado ou Licenciatura? Saiba a diferença

Bacharelado ou Licencitaura

Escolher entre uma carreira de bacharelado ou licenciatura é muito mais do que escolher apenas uma modalidade de curso de graduação. Trata-se de  uma escolha que tem muito a ver com a vocação.

Para se decidir entre o bacharelado e a licenciatura você precisa conhecer as diferenças básicas entre os dois tipos de graduação. Enquanto um bacharel é formado para atuar de forma mais ampla no mercado, a licenciatura é indicada para quem quer virar professor e dar aula.

Para entender melhor:

Bacharelado:

Quando o acadêmico opta pelo bacharelado, ele sai formado e o foco é preparar para exercer funções no mercado de trabalho, sendo assim, não pode seguir carreira de professor, por exemplo. Normalmente, o bacharelado tem duração média de quatro anos, podendo variar, em cursos como Direito, Medicina, Arquitetura, entre outros.

Licenciatura:

Já quando a escolha pela habilitação em licenciatura, o acadêmico sai da faculdade e poderá continuar sua vida profissional atuando como professor, sejam em escolas de Educação Infantil Ensino Fundamental, Médio ou acadêmico. O tempo médio de duração varia de 3 a 4 anos. Quando a opção é ser um professor de faculdade, é preciso ter, no mínimo, pós-graduação na área, há instituições que definem como critérios para contratação um mestrado no currículo.

Espero que tenha ficado claro qual a diferença entre bacharelado e licenciatura. Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários :)

VEJA CURIOSIDADES SOBRE OS CURSOS DA UNIPAR ;)