Profissão: Licenciado em História

O historiador faz qualquer um viajar no seu universo. Vamos saber mais?

A história é o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos. Depois de selecionar, classificar e relacionar os dados levantados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, ele data o fato ou o objeto, confere autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos.

O mercado de trabalho 

Escolas públicas e particulares – de Ensino Médio e Superior – continuam contratando professores. As vagas estão distribuídas por todo o Brasil. Novos campos de atividades têm surgido voltados à pesquisa e cultura. Nesse setor, destacam-se as contratações dos bacharéis que trabalham como assessores com cineastas, documentaristas e roteiristas de TV. Eles são responsáveis por levantar dados históricos que trarão fidelidade a filmes de época, entre outras produções. Existem também boas chances de emprego em estados que contam com cidades históricas, como Minas Gerais e Bahia, que têm trabalhado com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para emissão de laudos e pareceres. Com parecer favorável do Senado, falta a aprovação pelo Congresso Nacional para regulamentar a profissão de historiador. Isso significará a inclusão do profissional em vagas de concursos públicos, o que deve ampliar o mercado de trabalho.

O curso

O currículo é composto de disciplinas que abordam tanto períodos, seja história antiga, seja medieval, quanto regiões, como Brasil ou Ásia. Há também temas específicos dessa área de conhecimento, como metodologia da história, teoria da história ou história da ciência. Sociologia, geografia, literatura brasileira, antropologia e arqueologia complementam a formação. Muita leitura e boa dose de palestras e seminários fazem parte do cotidiano do aluno. O curso de História na Unipar é de licenciatura, que forma professores, e dura em média três anos. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.

O que você pode fazer? 

Autoria e consultoria: Produzir e avaliar material didático para o ensino presencial e a distância para editoras ou instituições de ensino.

Ensino: Lecionar história geral ou do Brasil para o Ensino Fundamental, Médio e Superior ou cursos pré-vestibulares.

Memória empresarial: Pesquisar a história de empresas e instituições e apresentá-la em livros, artigos ou reportagens.

Pesquisa: Investigar temas específicos em arquivos, institutos de pesquisa e universidades para produzir teses, livros e artigos.

Quer saber mais? Conheça o curso da Unipar:

Interessante né? Se esse curso chamou sua atenção, corre lá e faça a inscrição pro vestibular!

 Com informações do Guia do Estudante.

Comments

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Deixe um Comentário

NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>